Pesquisa da KPMG Mostra os Diferenciais das Empresas Familiares para Superar os Desafios de 2020

O quarto ano da pesquisa “Retratos de Família – Um Panorama das Práticas de Governança Corporativa e Perspectivas das Empresas Familiares Brasileiras” realizada pela KPMG mostrou a mudança nas perspectivas das empresas familiares com o início da pandemia, focando principalmente nos diferenciais e vantagens dessas instituições. A pesquisa constatou que os pontos cruciais para fortalecer e superar os problemas apresentados nesse ano atípico foram: marca forte, rapidez na tomada de decisões e atendimento personalizado.

Será disponibilizado o link da pesquisa, porém comentaremos um ponto positivo e um ponto que merece atenção trazido pelo material.

Como ponto positivo, 38% dos respondentes da pesquisa atual afirmaram que o foco de seus investimentos serão destinados à inovação do negócio atual. Em 2018 esse percentual era de 28%. Talvez a própria pandemia tenha incentivado esse olhar das empresas à inovação, uma vez que tiveram que se adaptar de uma hora para a outra à nova forma de trabalho (home office) e a nova forma de expor seus produtos e serviços, uma vez que tiveram que passar a usar novas tecnologias para se adaptar ao meio digital.

Como ponto que merece atenção, a pesquisa abordou também os planos futuros de crescimento das empresas familiares e suas maiores preocupações. E a dificuldade de obter financiamento foi o que mais chamou atenção, uma vez que saltou de 1% na pesquisa anterior para 19% agora, visto que os financiamentos e empréstimos são a principal fonte de captação de recursos das empresas brasileiras.

É muito comum que essas empresas tenham dificuldade de acesso à empréstimos, uma vez que os bancos analisam diversos fatores e documentos, como o nível de organização e governança corporativa por exemplo. Em geral, quanto mais estruturada e preparada a empresa estiver, melhor será o acesso à empréstimos com boas taxas de juros. Apresentar demonstrativos financeiros que representem a realidade da empresa e o planejamento estratégico apontando onde o seu negócio pretende chegar, transmite transparência e credibilidade aos bancos.

No entanto, as empresas familiares em sua maioria, não possuem clareza da importância de tais documentos, o que reflete em sua imagem para o banco, que acaba por negar o empréstimo, gerando uma série de problemas para a empresa, inclusive a falta de caixa para investir em novos projetos e em alguns casos, podendo chegar à falência por falta de fluxo de caixa, principalmente levando em conta o momento delicado que as empresas brasileiras estão tendo que atravessar.  Confira os detalhes da pesquisa em https://home.kpmg/br/pt/home/insights/2021/03/empresas-familiares-brasileiras.html

Published in Notícias

Deixe um comentário

Lista de Espera

Curso: Conselheiras na Prática

Entraremos em contato quando abrirmos nova edição desse curso.

Lista de Espera

Curso: Governança Corporativa na Empresa Familiar

Entraremos em contato quando abrirmos nova edição desse curso.

Lista de Espera

Curso: Documentos Societários Importantes nas Empresas Familiares

Entraremos em contato quando abrirmos nova edição desse curso.

Lista de Espera

Curso: Desafios nas Empresas Familiares: como se preparar para o futuro?

Entraremos em contato quando abrirmos nova edição desse curso.

Lista de Espera

Curso: Governance Officer

Entraremos em contato quando abrirmos nova edição desse curso.